terça-feira, 10 de novembro de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

Neste mês de novembro, governo e sociedade partem para uma campanha da maior importância. Depois do outubro rosa, mês em que a sociedade foi amplamente alertada sobre os cuidados da saúde da mulher, agora é a oportunidade de trabalhar a prevenção da saúde do homem. Por isso queremos convidar todos os homens da nossa comunidade e instituições para que nos ajudem a conscientizar sobre o cuidado e a prevenção contra o câncer de próstata, participando de nossa programação para este mês.

Aldejane Medeiros e Equipe da Secretaria de Saúde.
E Equipe.

INFORME-SE
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É ela que produz 70% do esperma. Quando as células deste órgão começam a ser multiplicar de forma desordenada ocorre o câncer.  A próstata fica, então, mais endurecida e a doença é facilmente descoberta no exame de toque retal. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no mundo.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. As estimativas mostram que 69 mil novos casos deverão ser diagnosticados somente em 2014 no país, um a cada 7,6 minutos. E o pior é que cerca de 13 mil brasileiros vão morrer em decorrência da doença, o que significa um óbito a cada 40 minutos. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO AZUL 2015
ATIVIDADE
QUANDO
ONDE/
RESPONSÁVEL
Entrevista sobre: “Câncer de Próstata”.
13/11/2015 
10hs
Rádio Serrana FM
Ruxley e enfermeiro Wilker.
Palestra sobre Saúde do Homem: “Câncer de Próstata”.
16/11/2015 ÁS 19hs
Centro  de Pastoral
Equipe da SMS, PSFs e Dr. Diogo Felipe de Barreto Queiroz.
Exames de Toque Retal
20/11/2015

DAS 8HS ÀS 17HS.
Centro de Pastoral.
Equipe do PSF.
Palestras nas Escolas
Demanda espontânea.
-
Equipe do PSF.





Nenhum comentário:

Postar um comentário