segunda-feira, 24 de agosto de 2015

AOS 104 ANOS JOANA BOLACHA ENCONTRA ALEGRIA EM UMA ROTINA SIMPLES

Por Eliabe Alves 
Aos 104 anos, a potiguar Joana das Bolachas fala da alegria que encontra na rotina simples e dos poucos – mas nobres – desejos não realizados: aprender a ler e conhecer o mar
Aos 104 anos, a potiguar Joana das Bolachas fala da alegria que encontra na rotina simples e dos poucos – mas nobres – desejos não realizados: aprender a ler e conhecer o mar

Joana Maria da Conceição é muito conhecida em Lagoa Nova, popularmente chamada de ‘Joana Bolacha’, a simpática senhora completou, no último dia 15, 104 anos de idade. A receita para a longevidade é bem simples: comer pouco, ter vida tranquila. Em entrevista à Tribuna do Norte, Dona Joana confessa que o mundo mudou muito ao longo do 104 anos: “Hoje a violência cresceu e as ‘muiés’ não têm mais consideração com seus maridos. O meu morreu, mas esse desgosto não levou de mim”.

Mãe de seis filhos, já tem até  tataranetos, mas mantém lucidez e vitalidade. “O que dá alegria é a vida ‘mermo’... não tenho ganância em outra coisa”.

Conheça a comovente história de vida de uma mulher que pertence ao seleto grupo dos brasileiros que já ultrapassaram a marca de um século de existência: 

Qual é o segredo para viver, de forma lúcida, mais de 100 anos? Na sua família, as pessoas costumam viver muito?
Não sei dizer não. Sempre trabalhei muito lavando as roupas das famílias de Lagoa Nova. Como pouco: de manhã bem cedo, tomo meu cafezinho com tapioca ou pão. Depois, fumo meu cachimbo. Na hora do almoço, como feijão macassá, arroz e carne moída. Na ‘boca da noite’, ‘minha janta’ é pão de milho com leite. Meus pais viveram muitos anos, mais um tio meu, viveu mais... alcançou 102 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário