segunda-feira, 5 de maio de 2014

TRISTEZA NA HISTÓRIA DE LAGOA NOVA



 Árvore centenária símbolo do município de Lagoa Nova tomba na madrugada do último domingo (4) de maio.
 Sec José Luiz e o prefeito João Maria Assunç

Neste último domingo dia 04 de maio, por efeito da natureza, veio acontecer um fato muito lamentável em nosso município. A centenária baraúna, que era o marco histórico da fé e da origem da nossa cidade, veio a cair por terra. Fica aqui a nossa tristeza por tal acontecimento; mas é o ciclo da vida, todos os seres vivos nascem, crescem, reproduzem e um dia morrem.

  Professora Cícera Simões relembra os bons momentos de sua infância vividos sob a sombra da baraúna.

Na manhã desta segunda-feira (4), estiveram no local fazendo uma avaliação do ocorrido, o Senhor prefeito João Maria Assunção e o Secretário de Meio Ambiente José Luiz, acompanhado do coordenador Arimatéia Dantas, e do biólogo formado pela UFRN, professor Dany Talheiras, da cidade de Currais Novos. 
 
 Professor Dany Talheiros analisa os fragmentos do caule da baraúna
O professor Dany Talheiros analisou o fato, e relatou o seguinte; “Aqui foi efeito da própria natureza, por sua idade muito avançada parte de suas raízes e também do caule, estavam já em estado avançado degenerativo e como a muitos anos atrás alguns galhos vieram a secarem e em seguida, a introdução dos cupins por esses galhos; que chegaram até o núcleo da planta; comprometendo toda a estrutura física dela. Em seguida o solo arenoso e úmido, e por causa do seu grande porte com a força do vento existente na nossa região, veio acontecer esse lastimável fato.” O Sr. prefeito, juntamente com o Secretário de Meio Ambiente, estão analisando a situação e contactando alguns órgãos estaduais, para serem tomadas as medidas cabíveis. Em breve teremos o pronunciamento oficial de ambos sobre o assunto ocorrido em nossa cidade.
Obs. Vale lembrar que na noite de sábado (3), a sede do município ocorreu uma forte chuva, que segundo populares, foi a maior do ano de 2014. Este fato pode ter contribuído de alguma forma para o tombamento da árvore centenária

Nenhum comentário:

Postar um comentário