Médico cubano Pedro Tanquero está de retorno ao seu país
Tive o prazer de conversar com o médico cubano Pedro Tanquero em sua residencia na noite deste domingo |
Em 7 de dezembro de 2013, chegava ao município de Lagoa Nova, o médico cubano, Pedro Tanquero Riano, em companhia de sua compatriota Pilar Amparo. Ambos vindos ao Brasil através do programa mais médicos, projeto este em parceria entre Cuba e Brasil. Prestes a retornar ao seu país em virtude do término do contrato do programa, tive a oportunidade de conversar com Pedro Tanquero, onde fui recebido em sua residência, conversamos um pouco, e entre o assunto principal, sua estadia no município durante quase três anos no município de Lagoa Nova. Ele relembrou desde 6 de novembro de 2013, ano que chegou ao Brasil juntamente com uma turma de médicos cubanos, os quais passaram um mês familiarizando com a língua portuguesa e além de noções de como funciona o sistema público de saúde no Brasil. Ele lembra de um assessor do ministério da saúde que ao saber que ele iria para o nordeste, lhe avisou, “ você vai para uma região sofrida e pobre”. Mas segundo ele ao chegar a Lagoa Nova, foi completamente diferente, “me perguntei, onde está a pobreza?
As pessoas que moram nos grandes estados da federação, têm uma visão distorcida em relação ao nordeste, ele é sempre conhecido pelos problemas causados pela seca.
Pedro Tanquero ao lado de Erivan Costa, Aparecida Lady e Ruxley no Enzos Hamburgueria |
Em relação ao serviço de saúde prestado pelo município, ele frisa que encontrou um ótimo atendimento aos pacientes, fator que contribuiu muito para que desenvolvesse o seu trabalho. “Conviver e trabalhar em Lagoa Nova, para mim foi uma experiência maravilhosa, um povo acolhedor, que me proporcionou grandes momentos neste período de estadia, foram três anos de convivência, onde pude conhecer sua cultura, seus costumes, onde fiz grandes amizades, que levarei em minha memória para sempre”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário