quinta-feira, 6 de março de 2014

Brasil

Tráfico Humano é o tema da Campanha da Fraternidade lançada nacionalmente nesta quarta-feira

13244
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza nesta quarta-feira de Cinzas (05) a abertura oficial da Campanha da Fraternidade de 2014, que tem neste ano o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.
O lançamento nacional da CF 2014 ocorre em Brasília, e conta com a presença de representantes de diversas entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).  Na ocasião, também será divulgada a mensagem do papa Francisco para a campanha. Clique aqui e ouça o Hino oficial da Campanha deste ano.
Conheça o Hino oficial da Campanha da Fraternidade 2014
É para a liberdade que Cristo nos libertou,
Jesus libertador!
É para a liberdade que Cristo nos libertou!
1. Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados,
À semelhança e à sua imagem, os criou.
Na cruz de Cristo, foram todos resgatados
Pra liberdade é que Jesus nos libertou!
2. Há tanta gente que, ao buscar nova alvorada,
Sai pela estrada a procurar libertação;
Mas como é triste ver, ao fim da caminhada,
Que foi levada a trabalhar na escravidão!
3. E quantos chegam a perder a dignidade,
Sua cidade, a família, o seu valor.
Falta justiça, falta mais fraternidade
Pra libertá-los para a vida e para o amor!
4. Que abracemos a certeza da esperança,
Que já nos lança, nessa marcha em comunhão.
Pra novo céu e nova terra da aliança,
De liberdade e vida plena para o irmão…
Brasil

Saiba o significado da Quarta-feira de Cinzas

13243
A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.
A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário