quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Professora com 3 meses de salário atrasado pede esmola em frente à Prefeitura de Extremoz

Silvana, professora da rede municipal de ensino de Extremoz, na manhã de hoje, 26 de outubro, resolveu acampar em frente à Prefeitura de Extremoz e diz que só sai de lá quando o Prefeito Klauss Rêgo (PMDB) pagar o salário. 

A professora faz o protesto contra a atual administração municipal usando cartazes com frases ” Me ajudem”. Sou professora, estou três meses sem receber salário” e “Senhor prefeito devolva minha dignidade”. 

Fonte: Agora RN

Especialistas dizem quanto tempo as crianças podem ficar no computador

Em boa parte do mundo, crianças e adolescentes passam cada vez mais tempo conectados. Segundo estudo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, por exemplo, 80% da população do país entre 9 e 17 anos utilizam a rede, sendo que 66% deles navegam por ela diariamente (Leia Para saber mais). 

O uso exagerado das mídias, porém, pode trazer uma série de problemas para o desenvolvimento dos jovens, como obesidade e insônia. Preocupada com esses impactos, a Academia Americana de Pediatras (AAP) publicou, na última sexta-feira, um documento contendo uma série de recomendações para ajudar pais e cuidadores a garantirem o uso seguro da internet e da televisão. Divididas por faixa etária, as sugestões são resultado de uma compilação dos maiores estudos já feitos sobre o impacto das mídias digitais na saúde infantil.

Caern retoma bombeamento na adutora Serra de Santana

A Caern religou na tarde de terça-feira (25) a Adutora Serra de Santana, que fica na região Seridó do Rio Grande do Norte. O religamento retoma o abastecimento de água nas cidades de São Vicente,Florânia, Tenente Laurentino, Bodó, Cerro Corá e Lagoa Nova. O sistema estava suspenso desde o dia 16 de outubro.
De acordo com a nota emitida pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a paralisação do sistema foi para que as equipes realizassem os serviços de transferência do ponto de captação de água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. A seca resultou no processo de evaporação da água e tornou inviável o funcionamento do antigo ponto de captação da barragem. “A solução encontrada pela Caern foi prolongar a tubulação de 400 mm em mais 1,5 Km que, ligada aos dutos existentes, chegariam a 5 quilômetros de extensão até a captação flutuante localizada na comunidade Riacho dos Cavalos, em Jucurutu. Com o trabalho concluído, a adutora foi religada”, diz a nota.
Segundo a gerente da Regional Seridó, Rosy Gurgel, “a vazão de 600 metros cúbicos que será alcançada nessa nova etapa vai permitir que o volume de água seja suficiente para abastecer essas cidades até o final de dezembro”. Em seguida, a Caern interromperá o serviço para a adoção de outra opção capaz de atender à população.

barragem armando ribeiro Gonçalves estar assim.

Informações da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN),dão conta de que em virtude de problemas elétricos no gerador de energia atrasou o restabelecimento do abastecimento da Adutora Serra de Santana, previsto para ser normalizado neste sábado (22).
Uma equipe está no local tentando solucionar o caso. O abastecimento foi suspenso para ampliação da extensão da rede de captação flutuante instalada na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que está com o volume de água muito baixo.
A previsão é que os problemas elétricos sejam solucionados o mais rápido possível. A adutora Serra de Santana abastece os municípios de Florânia, Tenente Laurentino Cruz, Lagoa Nova, São Vicente, Cerro Corá e Bodó, além de 156 comunidades.

ABASTECIMENTO: Adutora Serra de Santana é religada para atender seis cidades do Seridó

De acordo com a companhia, o bombeamento já foi reiniciado e nas próximas horas será normalizado o abastecimento nas cidades citadas.
De acordo com a companhia, o bombeamento já foi reiniciado e nas próximas horas será normalizado o abastecimento nas cidades.
O bombeamento foi interrompido em 11 de outubro para prolongamento da tubulação na comunidade Riacho dos Cavalos, em Jucurutu. Atualmente, sistema abastece 75 mil habitantes nas cidades de Florânia, Tenente Laurentino, São Vicente, Lagoa Nova, Cerro Corá e Bodó.
Servidores da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) informaram que no início da noite desta terça-feira (25) conseguiram solucionar os problemas técnicos no sistema captação flutuante da Adutora Serra de Santana, que é abastecida por meio da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório potiguar.

Eduardo Cunha e Henrique Alves viram réus por esquema milionário na Caixa

Ação penal já é a terceira contra Cunha e a primeira da Lava Jato contra Henrique
Ação penal já é a terceira contra Cunha e a primeira da Lava Jato contra Henrique
O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal, em Brasília, aceitou nesta quarta-feira, 26, denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o operador do mercado financeiro Lúcio Funaro e mais duas pessoas por esquema de desvio de recursos na Caixa. Os envolvidos agora passam à condição de réus e responderão a ação penal por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, prevaricação e violação de sigilo funcional.
Cunha e os demais réus são acusados de cobrar propina de empresas para liberar investimentos do FGTS pleiteados por elas. A denúncia foi originalmente oferecida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Com a cassação, o ex-presidente da Câmara perdeu o foro privilegiado e o caso foi enviado à Justiça de primeiro grau. Também são réus Alexandre Margotto, apontado como parceiro de Funaro em negócios, e Fábio Cleto, ex-vice-presidente da Caixa que fez acordo de delação premiada e detalhou o suposto esquema de desvios.
Na decisão, o magistrado explica que a peça de acusação está “jurídica e perfeitamente íntegra”, merecendo ser recebida, pois cumpre os requisitos do Código do Processo Penal (CPP). Ele afirma que o MPF detalha os crimes atribuídos a cada acusado e contextualiza as operações financeiras no exterior, “a fim de que os valores da propina chegassem aos denunciados por meio de mecanismos variados”.
Oliveira determinou a citação, com urgência, dos réus, para que respondam à acusação em até dez dias, apresentando documentos e indicando testemunhas. Ele destacou a necessidade de tramitação célere da ação, pelo fato de haver réu preso.
Cunha está preso em Curitiba, mas por causa de inquérito que apura seu envolvimento em corrupção na Petrobrás.
Estadão

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Michel Temer pede suspensão de processo contra José Agripino

Fonte: Agora RN
Senador e líder do DEM está incluso em pedido realizado pelo presidente da República, que beneficia vários outros parlamentares
Agripino foto Pedro França Agência Senado
A Advocacia Geral da União (AGU) do governo de Michel Temer pediu ao Supremo Tribunal Federal a suspensão do andamento de todos os processos e decisões judiciais sobre a concessão para operar de rádio e televisão a empresas (e sua renovação) que tenham parlamentares como sócios até o julgamento do tema pela corte.
Uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) sobre o caso foi apresentada pelo PSOL em dezembro passado, pedindo que o Supremo declare a concessão para políticos inconstitucional.
No final do ano passado, 40 parlamentares tinham concessões, entre eles, Aécio Neves (MG), Edison Lobão, José Agripino Maia, Fernando Collor, Jader Barbalho, Tasso Jereissati e o hoje ministro Sarney Filho.

Presidente da Assembleia encaminha moção em prol da vaquejada ao STF

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), apresentou moção em prol da vaquejada. O documento, que será encaminhado à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia, destaca a importância econômica e cultural da prática esportiva e ressalta o regulamento vigente em todos os eventos voltado para o bem estar do animal, impedindo qualquer tipo de violência.
“A vaquejada é raiz da nossa história, além de um grande gerador de emprego e renda para a região Nordeste. Essa tradicional festa não pode receber a acusação de torturar e infligir maus-tratos a animais, como acontecia em outras festividades populares. A vaquejada é uma modalidade esportiva própria da vida rural que, a exemplo do hipismo e do turfe, envolve participação conjunta do homem, ou mulher, e do animal”, justifica.
O movimento recebeu apoio oficial do presidente da Assembleia em reunião realizada na Casa no dia 11 de outubro com a presença de um grande número de deputados, criadores, representantes de associações relacionadas às vaquejadas e prefeitos. Na mesma ocasião foi indicada a elaboração de Projeto de Lei em caráter de urgência para reconhecer a vaquejada como elemento pertencente ao patrimônio cultural do Estado e a regulamentar como atividade esportiva.
A moção apresentada por Ezequiel Ferreira destaca o aprimoramento disciplinar e organizacional adotado para a realização das vaquejadas, observados desde a programação, controle oficial, organização econômica e disciplina regulamentar, até a proteção da saúde e do bem-estar dos animais envolvidos no desporto.

Pesquisa: Lula lidera corrida presidencial de 2018

lula hoje

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o primeiro colocado em todos os cenários possíveis para o primeiro turno e se tornaria presidente da República novamente se a eleição fosse hoje. É o que aponta a pesquisa CNT/MDA divulgada nesta quarta-feira (19).

Lula teria 24,8% das intenções de voto no primeiro turno, com Aécio Neves (PSDB-MG) registrando 15,7%. A seguir, aparecem Marina Silva (Rede), com 13,3%, Ciro Gomes (PDT), com 7,4%, Jair Bolsonaro (PSC-RJ), com 6,5%, e Michel Temer (PMDB), com 6,2%. Brancos e nulos somam 1,69% e indecisos, 9,2%.

Em um cenário onde Geraldo Alckmin (PSDB-SP) substitui Aécio, Lula teria 25,3% das intenções de voto no primeiro turno. Marina, com 14%, empataria tecnicamente com Alckmin, com 13,4%. Ciro Gomes viria a seguir com 8,4% dos votos, Bolsonaro, 6,9%, e Temer, 6,1%. No cenário apresentado, 16,1% votariam em branco ou nulo e 9,8% estariam indecisos. Em um terceiro cenário sem a presença de Temer e Ciro Gomes, Lula estaria com 27,6% dos voos, Aécio 18,9%, Marina 16,5% e Bolsonaro 7,9%. Brancos e nulos totalizariam 19,6% e 9,5% estariam indecisos.
Poderá também gostar de:

AMIGOS PARA SEMPRE: Henrique Alves visitou apartamento de Cunha antes da prisão

O ex-deputado Eduardo Cunha estava em seu apartamento quando a primeira equipe da Polícia Federal chegou, por volta das 13h desta quarta, de acordo com informações dos seguranças do prédio onde ele mora, em Brasília.
Segundo os funcionários, dois agentes se apresentaram na portaria, com mandados de prisão e busca e apreensão em mão, e avisaram que subiriam na casa do ex-deputado. Uma policial ficou no térreo.
Ainda segundo a versão dos seguranças, um dos advogados de Cunha, chamado Álvaro, que faz parte do escritório de Ticiano Figueiredo, chegou no prédio 20 minutos antes da PF. Ele se identificou, perguntou se havia acontecido alguma operação e subiu pelo elevador.
Outro carro da polícia chegou pouco depois da primeira equipe. O ex-presidente da Câmara demorou poucos minutos para descer junto com os agentes. Eles foram direto para o subsolo, onde o carro da PF entrou para pegar todos.
Os porteiros acompanharam todos os movimentos por uma televisão que exibia imagens de câmeras internas. Eles disseram que Cunha não saiu do apartamento nenhuma vez nesta manhã.
Segundo a PF, o cumprimento ocorreu na garagem do edifício e que Cunha estava acompanhado do advogado.
De acordo com informações obtidas pela reportagem, a faxineira e o motorista estavam na casa.
Segundo apuração, Cunha recebeu duas visitas antes da PF chegar: Paulinho da Força e Henrique Alves.
Os seguranças informaram que Claudia Cruz, mulher do ex-deputado, não estava em casa no momento.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

VAQUEJADA: 500 caminhões e 2 mil cavalos do RN em Brasília

Em recente decisão, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional a lei que regulamenta a prática de vaquejada. Vaqueiros e criadores de cavalo e gado já manifestaram suas críticas à decisão.
De acordo com Junior Teixeira, membro da ANQM (Associação Norte-Riograndense de Criadores de Cavalos Quarto de Milha), criadores e vaqueiros irão para a Esplanada, em Brasília, no dia 25 de outubro. Contando com 500 caminhões e 2.000 cavalos para protestar contra a medida. Eles pretendem fazer reuniões, inclusive com a bancada ruralista, e esperam voltar, em data não definida, com a decisão revogada.
Segundo Teixeira, a medida é injusta e prejudicial para aqueles que vivem da prática. Para ele, a situação precisa ser revertida “porque a dimensão social, econômica, a tradição e o costume precisam ser preservados”.
Ele ressaltou que existem cidades que vivem da prática de vaquejada, seja realizando o evento ou cultivando e criando para vender e alugar comida e animais. E, por exemplo, cidades do interior de Pernambuco que vivem exclusivamente da produção de artesanato, de celas, arreios, ferragens para animais, etc, que ficarão com suas populações desempregadas e à deriva de um auxílio público para viver, afirma Junior.
Agora RN

A ÚNICA: Dos federais do RN, apenas Zenaide Maia votou contra a PEC 241

A deputada federal Zenaide Maia (PR) foi a única potiguar contrária à PEC 241, que congela os gastos públicos pelos próximos 20 anos.
Votaram a favor do Rio Grande do Norte Rogério Marinho, Antônio Jácome, Fábio Faria, Beto Rosado, Rafael Mota, Walter Alves e Felipe Maia.

Prefeitura divulga calendário de pagamentos do segundo semestre


Resultado de imagem para pagamento

O prefeito de Lagoa Nova, João Maria Assunção, apresentou nesta última segunda-feira (10), o calendário de pagamento dos servidores públicos do município para o segundo semestre de 2016. Em caso de não haver expediente bancário nos dias planejados, o pagamento será feito no dia útil seguinte.

Confira abaixo as datas de pagamento;

18/10 – PAGAMENTO DE SETEMBRO – FUNDEB
31/10 – PAGAMENTO DE OUTUBRO - DEMAIS SECRETARIAS
10/11 – PAGAMENTO DE OUTUBRO – EDUCAÇÃO - FUNDEB
30/11 – PAGAMENTO DE NOVEMBRO – DEMAIS SECRETARIAS
09/12 – 13º DEMAIS SECRETARIAS
12/12 – PAGAMENTO NOVEMBRO – EDUCAÇÃO – FUNDEB
20/12 – 13º FUNDEB
30/12 – PAGAMENTO DEZEMBRO - DEMAIS SECRETARIAS

Vaqueiros fazem mobilização no Centro de Caicó em defesa da vaquejada

MARCOS COSTAemPriorado News - Há uma hora
[image: vaquejada1] *Seguindo o exemplo de outras cidades nordestinas, Caicó recebeu na manhã de hoje (11) um movimento em defesa da vaquejada. A mobilização “Seridó a favor da Vaquejada” acontece em frente à catedral de Sant’Ana de Caicó, desde às 9h.* [image: vaquejada2] *“Já era preocupante a crise do desemprego, especialmente no Nordeste que é esquecido pelo governo federal. E o STF restringiu uma tradição de vários séculos. Hoje já existem medidas de segurança como a proteção de calda, além de se evitar maltratar com espora ou chicote”, comentou o vereador Odair Diniz, que c... mais »

Mais de 20 mil pessoas podem ficar desempregadas só no RN, caso haja o fim da vaquejada.

A Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte (Assovarn) estima que, havendo o fim das vaquejadas, o que acredita não ocorrer, mais de 20 mil pessoas fiquem desempregadas, representando uma redução de algo em torno de R$ 30 milhões injetados mensalmente na economia local só de salários.

De acordo com o presidente da Assovarn, Paulo Saldanha, ocorrendo o fechamento dos postos de empregos, serão atingidos médicos veterinários, domadores, vaqueiros, caseiros, tratadores, motoristas, cozinheiros, tratoristas, donos de bares, casas de show e artistas, mas que os prejuízos serão ainda maiores, porque a vaquejada movimenta toda uma cadeia econômica.

"Esses R$ 30 milhões mensais são somente em salários de funcionários. Serão mais de 20 mil famílias sem uma fonte de renda. Se levarmos em consideração clínicas, lojas de ração e medicamentos veterinários, leilões, indústria têxtil e todos os profissionais envolvidos na logística, transporte, infraestrutura e operacional, os prejuízos serão muito, mas muito maiores. Serão dezenas de milhares de pessoas desempregadas e de dezenas de milhões de reais a menos circulando na economia potiguar todos os meses", destacou.